A biometria é obrigatória nestas eleições no Rio?

No estado fluminense, apenas sete cidades terão a biometria obrigatória nessas eleições, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio.

Búzios, Niterói, Rio das Ostras, São João da Barra, Queimados, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto. Esses são os sete municípios que têm obrigação de usar a biometria nessas eleições.

Nessas cidades, os eleitores que não compareceram ao procedimento no prazo estipulado à época tiveram o título cancelado e não poderão votar caso não tenham regularizado a situação até 9 de maio deste ano, data de fechamento do cadastro eleitoral.

Nas outras cidades do Estado do Rio a biometria foi realizada, mas não de forma obrigatória. Ou seja, os eleitores que não realizaram o procedimento poderão votar normalmente nas eleições de outubro. Assim, desde que não estejam com o título cancelado ou suspenso por outro motivo.

No Estado do Rio, apenas 18,68% do eleitorado fez o cadastramento biométrico. No entanto, nos municípios em que a biometria é obrigatória, a taxa de cadastrados é considerada completa pelo TSE.

Como votar com e sem a biometria cadastrada

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) explica que, no dia das eleições, será utilizado o sistema de identificação híbrida, ou seja, os eleitores que já tenham feito a biometria, assim como aqueles que tiveram seus dados biométricos compartilhados pelo Detran-RJ, serão identificados pelas digitais, enquanto que os demais serão identificados da forma tradicional.

No site do TSE é possível consultar a obrigatoriedade de cadastramento biométrico em cada cidade brasileira e também pode conferir aqui a situação do seu título de eleitor.

O TSE espera universalizar o cadastramento biométrico em 2022.

Deixe uma resposta