Bandeira verde deve ser mantida até março, diz ministro

A bandeira verde (sem custo adicional nas contas) na energia elétrica deve ser mantida no primeiro trimestre de 2018. Essa declaração partiu do próprio ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho no meado do mês de janeiro. 

Coelho Filho disse durante visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), que as precipitações têm permitido a recuperação dos reservatórios das principais usinas do Brasil. O ministro afirmou ainda que o país vem de cinco ou seis anos abaixo da média nos maiores reservatórios, mas os resultados de novembro, dezembro e os primeiros dias de janeiro têm sido animadores.

Bandeira verde representa alívio para o bolso do consumidor após três meses de bandeira vermelha

O último mês de dezembro estava em vigor a bandeira vermelha para o Patamar 1. Aquela em que são cobrados R$ 3 a cada 100 kWh. Antes disso, em outubro e novembro, vigorou a tarifa vermelha, no Patamar 2, o que implicou a cobrança adicional de R$ 5 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

O motivo dessa cobrança é o acionamento de usinas termelétricas que exigem custo maior para a produção de energia. Segundo a Aneel, a chegada do período chuvoso contribuiu para o aumento no nível dos reservatórios. Consequentemente, diminuindo a necessidade do acionamento das térmicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com