Brasil despenca na lista dos países mais seguros do mundo

Brasil despenca na lista dos países mais seguros do mundo e ocupa a 108ª colocação. Atrás de países como Angola e Moçambique, ambos em guerra civil.

Em comparação à outros países da América do Sul, o Brasil ocupa a 9ª de 11 listados, à frente da Venezuela e Colômbia. Os venezuelanos enfrentam uma crescente violência urbana, principalmente por conta da pobreza gerada pela política chavista. Já os colombianos vivem uma guerra contra o narcotráfico.

                         Fonte: Global Peace Index 2017

Os especialistas da GLOBAL PEACE INDEX 2017 culpam a crise que vive o Brasil, pelo seu péssimo desempenho. “Brasil e Venezuela, apresentam instabilidade política isso levou a piora dos indices. No Brasil, a crise política resultou no julgamento da presidente Dilma Rousseff. Isso piorou o quadro social e econômico do país.” Diz o relatório anual da paz.

O relatório também aponta que os países europeus diminuíram significativamente as despesas militares. No entanto, países em desenvolvimento como a China, o Brasil e a Índia aumentaram substancialmente as despesas militares à medida que suas economias se fortaleceram.

Fonte: Global Peace Index 2017

No ranking de países mais pacificos, destaca-se Portugal, que atingiu a terceira posição, atrás somente da Islândia e Nova Zenlândia. Timor-Leste disparou, e ocupa a 53ª colocação. O país está em crescente desenvolvimento, pouco mais de 25 anos após o Massacre de Dilli.

Os piores classificados entre os 163 países avaliados são, sem surpresa, o Iémen, o Sudão do Sul, o Iraque, o Afeganistão e, por fim, a Síria. As guerras enfrentadas atualmente, é o motivo de tal desempenho no ranking.

Deixe uma resposta