Campanha de vacinação contra a raiva começa neste sábado

Começa neste sábado a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. Das 8h às 17h, agentes da prefeitura estarão em bairros da cidade. 

Agentes da prefeitura estarão em bairros da Zona Sul, Centro, parte da Zona Norte, Ilha do Governador e Paquetá. Assim, os endereços dos postos estão no site da Vigilância Sanitária. Dessa maneira, a meta é imunizar 500 mil animais.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo precisam usar focinheira.

No sábado, quatro postos de vacinação (kombis adesivadas com dois profissionais) vão ficar em locais de difícil acesso às comunidades da Mangueira, Tuiuti, Pitangueiras e Vidigal, com capacidade de mil doses, cada.

Outro posto móvel vai atender moradores de rua que têm animais e que ficam nos locais contemplados. O que é uma novidade da edição deste ano, que leva o nome “Se liga, bicho! Raiva é caso sério”.

A campanha terá prosseguimento nos dias 10 e 24 de novembro, e 8 e 15 de dezembro. Segundo a subsecretária Márcia Rolim, a meta é vacinar mais do que no ano passado, quando a campanha alcançou a marca de 468 mil animais imunizados.

A importância da campanha de vacinação contra a raiva para a saúde do ser humano

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem. É uma doença incurável e com índice de letalidade próximo a 100%.

É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

A raiva está controlada e sem apresentar registro de casos em humanos há 34 anos no Rio, mas ainda oferece risco devido ao alto número de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve-se lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão, e procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados.

Deixe uma resposta