Carteira de motorista é suspensa se ultrapassar 20 pontos

A carteira de motorista daqueles que somarem 20 pontos em infrações de trânsito passou a ser suspensa. Essa norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no último dia 1º de novembro no Diário Oficial da União (DOU).

O tempo de invalidez será inicialmente de seis meses. Mas, se houver reincidência, a suspensão mínima será de oito meses, podendo chegar a 2 anos.

Carteira de motorista poderá ser cassada em casos de flagrante

Se o infrator for flagrado dirigindo com habilitação suspensa ele terá a cassação da CNH. Essa cassação também está prevista nas seguintes situações:

  • Dirigir ou permitir que dirijam veículos em categorias diferentes daquela para a qual o motorista foi habilitado;
  • Disputa de corrida ou promoção, em vias públicas, de competição, eventos, exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo sem permissão da autoridade de trânsito;
  • Quando o condutor fizer uso de veículos para demonstrar ou exibir manobra perigosa, ou fizer arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus (os chamados cavalos de pau).

Os condutores de caminhões, ônibus e carretas (categorias C, D ou E) terão que fazer cursos de reciclagem. Segundo o regulamento, eles podem optar pelo Curso Preventivo de Reciclagem quando atingirem 14 pontos de infrações durante um ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com