Consulta de aposentadoria está menos burocrática

O processo de aposentadoria acaba de ganhar um novo aliado. Isso porque já está no site “Meu INSS” uma calculadora que simula o tempo de contribuição e mostra se o trabalhador já tem tempo para pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.

Outra novidade é que o usuário passa a ter acesso a todo período contribuitivo de forma automática. Antigamente o trabalhador tinha que está com todas as carteiras de trabalho em mãos e inserir os períodos de contribuição. Só depois disso era que o portal informava o tempo total de contribuição.

Calculadora mostra tempo de contribuição para aposentadoria integral

Agora para ter acesso ao serviço o segurado deve apenas realizar um cadastro simples. E nele, informar o nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Feito isso ele consegue uma senha provisória que pode ser alterada imediatamente por uma pessoal.

Depois desse procedimento o segurado tem acesso a todo tempo de contribuição, como empresa e tempo trabalhado em dias, meses e anos. A calculadora do INSS informa para o trabalhador quantos pontos ele tem para conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição, levando em conta a soma de idade e do tempo de contribuição necessário para a concessão da aposentadoria integral.

Essa simulação é um primeiro indício, como aponta o próprio INSS. Se tiver possibilidade do pedido de aposentadoria o segurado precisará entrar em contato com o INSS para saber se de fato pode ser beneficiado. Se no resultado da consulta apontar  ‘Vínculo com Pendência’, a pessoa deve correr a uma agência para fazer uma correção.

Deixe uma resposta