Narguilé: um estudo que você nunca esquecerá

O uso do narguilé é 100 vezes pior do que o cigarro comum. O cachimbo que virou febre entre os jovens consegue em apenas uma hora de sessão causar os mesmos danos do fumo de cem cigarros comuns. Mesmo ambos tendo o mesmo número de substâncias tóxicas, um total de 4.700. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O narguilé é mais comum em países do norte da África, Oriente Médio e sul da Ásia. Composto por uma mistura de tabaco com frutas ou aromatizantes, ele não tem a venda proibida no Brasil.

Compartilhamento de Narguilé traz danos

As duas ou mais tubulações para chegar até a boca do fumante, podem trazer sérios prejuízos com o compartilhamento. Especialistas afirmam que crescem as chances de transmissão de doenças como: hepatite, herpes e tuberculose.

O tabagismo é a causa de uma em cada dez mortes no mundo. O estudo do The Lancet realizado em 2015 concluiu que 6,4 milhões de mortes no mundo estavam ligadas ao cigarro. Os dados são baseados em tabagismos coletados em 195 países e territórios entre 1990 e 2015. Neles foram constatados que cerca de 1 bilhão de pessoas fumavam diariamente no mundo: um em cada quatro homens e uma em cada vinte mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até o fim do século XXI, o cigarro será responsável por 1 bilhão de mortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com