Ainda vale a pena manter o horário de verão no Brasil?

Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico questiona os reais benefícios do horário de verão para o país. Isso levou o governo federal a considerar a possibilidade de encerrar a tradição.
No  último dia 15, os brasileiros que moram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país adiantaram o relógio em uma hora devido ao horário de verão. A mudança será adotada em 11 estados até o dia 18 de fevereiro de 2018.

No Brasil, a medida foi implementada em 1931 com o objetivo de economizar o consumo de energia e reduzir custos operacionais da geração de eletricidade.

No entanto, um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que questiona os reais benefícios do horário de verão para o país. Levou o governo federal a considerar a possibilidade de encerrar a tradição. Por hora, o atraso no relógio está mantido, mas as discussões em torno da suspensão devem ser retomadas em 2018.

Especialistas em gestão de energia concordam que o horário diferenciado é bem-vindo neste ano. Devido a críticas dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Por outro lado, há controvérsias sobre a real economia gerada.

Horário de verão e sua questão histórica

Historicamente, adiantar o relógio em uma hora significa reduzir a demanda de energia no horário de pico. Que é entre 18h e 21h, quando boa parte da população chega em casa e aciona equipamentos eletrônicos.

No entanto, de acordo com a pesquisadora da FGV Energia Mariana Weiss, esse padrão de consumo mudou nos últimos anos. “O aumento do poder de compra das famílias brasileiras colaborou para que adquirissem novos eletrodomésticos”, diz.

Segundo a pesquisadora, devido à maior presença dos aparelhos de ar condicionado, o novo vilão do consumo, foi verificada uma nova faixa horária de pico de gasto de energia elétrica, entre 14h e 15h.

Por esse motivo, diz Mariana, dar maior aproveitamento à luz solar é essencial para evitar sobrecarga e evitar “apagões”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com