Livro Católico LGBTQI+ abrange a diversidade da comunidade católica

O livro católico LGBTQI+, chamado “Testemunhos da Diversidade: histórias de fé, amor e comunhão“, é composto por 21 relatos de pessoas ligadas a grupos pastorais católicos LGBTQI+. A obra marca os seis anos de atuação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT.

O livro católico LGBTQI+ foi publicado pela Metanoia Editora após a campanha “Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT” realizada em junho nas mídias sociais da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT. A organização promove grupos que se organizam para criar espaços seguros de acolhimento respeitoso, partilha de experiências e vivência da fé cristã em comunidade. Todas as pessoas que desejam conciliar sua crença religiosa católica romana com suas identidades como pessoas LGBTQI+, podem participar.

Assim sendo, diante da repercussão positiva após a campanha, os textos do livro foram adaptados para e-book. Cabe ressaltar que a diagramação foi feita por Mariana Rodrigues e a ilustração por Bela Pinheiro.

Trata-se de um marco na história do movimento de pessoas católicas LGBTQI+ no Brasil. Uma compilação que dá testemunho da potência do trabalho pastoral dos coletivos que compõem a Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT, da riqueza e importância da dádiva diversidade e do sopro da Ruah Santa de Deus que inspira nossas comunidades“, afirma Cris Serra, coordenadora da Rede e membro da equipe de organização da publicação.

O livro católico LGBTQI+ acolhe todas as pessoas

Os textos do livro percorrem as trajetórias de diversas pessoas que passaram por situações de constrangimento, violências e ostracismo em comunidades católicas. Bem como, tiveram acolhimento e apoio dos coletivos religiosos para pessoas LGBTQI+ ou em paróquias acolhedoras.

O conjunto de textos é heterogêneo, com pessoas religiosas de diversas cidades brasileiras que atuam em movimentos e pastorais da Igreja. Além disso, há uma diversidade de orientações sexuais e de identidades de gênero, passando por casais e famílias LGBTQI+.

Ademais, os grupos de católicos LGBT brasileiros visam contribuir para a construção de um mundo de mais justiça e igualdade, em que haja espaço para cada um florescer na diversidade. Atualmente, 20 grupos formalizados fazem parte da organização.

2 comentários em “Livro Católico LGBTQI+ abrange a diversidade da comunidade católica”

    1. Olá, realmente esse tema cabe diversas análises! Conte a ela e continue atento(a) ao nosso site! Até as próximas pautas!

      Att. Equipe Dialogado.

Deixe uma resposta