Mamógrafo móvel é reativado para zerar filas de exames

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro reativará o mamógrafo móvel. O objetivo é zerar em todo o estado as filas para exames de mamografias e biópsias para detecção do câncer de mama.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro dará início em novembro a um mutirão.  Será reativado o caminhão de mamógrafo móvel, equipamento adquirido pelo poder público em 2014, mas que parou de realizar viagens em razão da crise financeira que atinge o estado.

O anúncio foi feito pelo secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior no Rio Imagem, no centro da capital fluminense, durante evento que marcou o Dia D do Outubro Rosa. Movimento internacional que visa chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. “Vamos percorrer diversas cidades e bairros onde as mulheres têm dificuldade de fazer mamografia, ultrassonografia e biópsia. E assim estimular as pessoas a buscarem uma vida melhor, combatendo o câncer de mama”, disse.

De acordo com o secretário, no Rio Imagem a fila deve ser zerada ainda este mês. Disse também que a população dos municípios do estado que não possuem mamógrafo terão acesso ao exame por meio do caminhão. O veículo será levado para cidades-pólo. A partir das quais todas as secretarias municipais de saúde de cada região serão mobilizadas.

A importância em fazer exame no mamógrafo móvel

A realização de mamografia é importante na identificação precoce da doença e reduz significativamente o risco de mortalidade. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame a cada dois anos. De acordo com dados do Inca, são esperados anualmente no Brasil mais de 55 mil novos casos.

Desde 2012, com a aprovação da Lei 12.732, o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) deve começar em até 60 dias após o diagnóstico. Independentemente da região do paciente. Apesar de raro em homens, o câncer de mama também acomete a população masculina, representando 1% do total de casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com