Mulheres ocupam apenas 15% dos cargos de liderança no mundo

A estimativa calculada é de que a cada 100 líderes brasileiros apenas sete são mulheres. Essa porcentagem cai para 7,7% no Brasil.
O estudo da Deloitte revelou que a desigualdade entre homens e mulheres continua em alta no mundo corporativo. Somente 15% dos assentos dos conselhos de administração de todo o mundo são ocupados por profissionais do sexo feminino.

A quinta edição da pesquisa ‘Women in the Boardroom – A global perspective’ ainda informa que a Noruega tem 42% de mulheres presentes nos conselhos de administração das empresas locais, mas que este percentual desce para 7,7% quando se trata das empresas do Brasil.

Liderança das mulheres no mundo já foi pior

Em comparação com a edição anterior do estudo, em 2014, o quadro era ainda pior três anos atrás, com apenas 12% dos cargos de liderança ocupados por mulheres no mundo. Já no Brasil a porcentagem era de 6,3%, o que representa uma progressão abaixo da média global. Embora sutil, o avanço pode representar uma mudança, segundo a sócia da Deloitte entrevistada pela Veja, no sentido de diminuir uma discrepância explicada pela questão histórica.

Há uma ascensão lenta, mas constante. Vamos começar a ver mais mulheres em cargos de liderança, até pelo próprio comportamento da sociedade brasileira. O homem está participando mais do dia a dia da casa e da família. Enquanto não tiver esse compartilhamento dentro de casa, não tem compartilhamento das atividades profissionais. Uma coisa limita a outra, senão a mulher tem que ser heroína. É impossível dar conta de tudo”, disse Camila Araújo.

O Brasil ocupa a 37ª posição da lista, à frente apenas do Chile, México, Rússia, Marrocos, Japão, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos. Como destacado, a Noruega lidera o ranking, com 42% de mulheres presentes nos conselhos de administração das empresas locais. A Deloitte analisou dados de 44 países nesta pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com