Novo presidente do México é comparado a Lula

Considerado o primeiro presidente de esquerda a governar o país, o novo presidente do México é comparado a Lula.

O candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador confirmou seu favoritismo e foi eleito o novo presidente do México.

Após uma eleição considerada histórica tanto pela quantidade de cargos em disputa quanto pelos altos níveis de violência e pela mudança radical de poder, Obrador venceu seu rival mais próximo com o dobro dos votos. Assim, conhecido como “Lula mexicano”, as semelhanças entre Lula e o novo presidente do México tem sido ressaltadas.

É visto com descrença pelo mercado financeiro e pela comunidade empresarial mexicana, por suas críticas de longa data ao neoliberalismo e sua promessa de reverter alguns pontos da reforma do setor energético, no que diz respeito à exploração privada das reservas petrolíferas do México.

Obrador é um líder carismático, que veio de baixo e ligado a movimentos sociais. Assim, tais características já o fizeram ser comparado a Lula, que também enfrentou resistência do mercado quando eleito em 2002.

“Em efeito, o novo presidente do México é comparado a Lula pois há vários pontos em comum. Primeiramente, os dois são rejeitados pelos Estados Unidos, que os trata como populistas, e também pelas elites dos seus países. São duas personalidades progressistas, que têm grande apelo popular.”, afirma Julio Astillero, um dos analistas políticos mais influentes do México.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril, desejou “boa sorte” ao presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, através de uma mensagem divulgada em sua conta oficial no Twitter.

Deixe uma resposta