Outubro terá tarifa extra em conta de luz mais cara pela 1ª vez

A conta de luz em outubro terá o nível 2 da bandeira tarifária vermelha, anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Essa será a primeira vez que esse patamar será acionado desde o início do sistema de bandeiras. A sinalização fará com que haja cobrança de tarifa extra de 3,50 reais para cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.

Geração de energia influencia no aumento da conta de luz

Segundo a Aneel, o país enfrenta uma estiagem forte no momento. O que tornou necessário o acionamento das usinas termelétricas, que são mais caras. A bandeira em vigor em setembro é a amarela, que adiciona 2 reais extras a cada 100 quilowatts-hora.

O governo publicou medida autorizando a importação de energia elétrica da Argentina e do Paraguai. A decisão foi tomada após o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) afirmar que as chuvas nos reservatórios do país em setembro ficaram abaixo da média. E que para os próximos dois meses, a previsão indica baixo nível de água armazenada nas hidrelétricas.

A próxima revisão da bandeira tarifária está prevista para o dia 27 de outubro.

O volume de chuvas seguirá abaixo da média histórica em outubro. Contribuindo para a manutenção de um cenário desfavorável para as hidrelétricas do país, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A instituição prevê que o volume de água que chegará aos reservatórios das usinas da região Sudeste/Centro-Oeste ficará em 79% da média histórica para o mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com