Ovo é considerado um aliado da alimentação saudável

Se no passado ele foi considerado um vilão para a saúde por conter colesterol, hoje o ovo é o alimento queridinho de quem faz dieta ou exercícios físicos.

O alimento é fonte de proteínas e possui as vitaminas A, D e E, B12, riboflavina e folato, além de gordura e minerais como cálcio, ferro, iodo, zinco e selênio.

“As proteínas são importantes para a saúde muscular, já a vitamina A é boa para a visão, a D para os ossos e a E é um ótimo antioxidante. As gorduras são importantes, pois ajudam a dar saciedade e são percursores de alguns hormônios.” Explica Mariana Preta, coordenadora do curso de Nutrição da Unisuam.

Na clara ficam os nutrientes responsáveis por fortalecer os músculos e produzir o colágeno, componente que ajuda a combater a flacidez. Já a gema contém ômega 3, que atua no corpo como um anti-inflamatório. Assim, o consumo diário o ovo está liberado. Ele pode entrar como a proteína de uma refeição principal (almoço ou jantar) ou como um lanche.

Sugiro que não sejam ingeridos crus, pois podem causar algum tipo de infecção bacteriana, como pela salmonela.” Diz Fernanda Silva, médica especializada em medicina integrativa.

Cozidos, fritos, mexidos ou em forma de omelete. Todas as maneiras de consumir os ovos são recomendadas. “O importante é não exagerar na manteiga quando for fazê-lo frito ou mexido.” Pontua Mariana.

Além de todos estes benefícios, o alimento ainda é uma opção acessível de alimentação saudável. “Os ovos são alimentos ricos, mas são de baixo custo. Isso é importante, pois conseguimos nutrir de forma equilibrada até pessoas de baixa renda”. Comemora Mariana.

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