Pesquisa revela 10 itens que definem os brasileiros

A Pesquisa Nacional de Valores investigou quais os valores pessoais que mais definem os brasileiros este ano, aqueles que constituem a cultura atual do país e os da cultura desejada para o Brasil em 2017.

No campo individual os brasileiros elegeram a amizade, a honestidade, o respeito, a confiança e a paciência como valores que os definem. Já no da cultura nacional emergiram a corrupção, a violência, a agressividade e a discriminação racial.

Pesquisa aponta que corrupção define o Brasil, mas não os brasileiros

O aumento na percepção dos problemas do país subiu de 51% em 2010 para 61% em 2017. Entre esses danos reina a corrupção que em 2010 era destacada por 54% dos perguntados e, em 2017, foi apontada por 72% deles. Durante as pesquisas de opinião do Datafolha a palavra corrupção foi acusada por 37% dos entrevistados como o maior problema do país em março de 2016. Algo que em setembro desse ano foi escolhida por 18%.

Nos últimos sete anos houve uma percepção de que é agressividade é um traço da cultura nacional. Assim como o aparecimento da discriminação racial, antes ignorada. Confiança e coragem são outros valores pessoais que apareceram na listagem que não estavam em 2010.

O estudo foi encomendado pelo Datafolha pela consultoria Crescimentum, em parceria com o instituto britânico Barret Values Centre. Ao todo, 2.422 pessoas foram responderam as perguntas em agosto em todas as regiões do país. Foram cerca de 90 valores entre os quais precisavam apontar os dez que melhor definiam quem elas são. Além dos que delimitavam o Brasil de hoje e que representavam como o país deveria ser. Confira a lista completa abaixo:
Itens que definem o Brasil
Fonte: Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com