Pesquisas eleitorais: Dá para confiar nelas?

Será que dá para confiar no que dizem as pesquisas eleitorais? Segundo especialistas, as pesquisas eleitorais são confiáveis sim.

A divulgação de pesquisas eleitorais vem provocando dúvidas, questionamentos e até promovendo iniciativas questionáveis nas redes sociais.

De acordo com Glauco Peres, coordenador do Grupo de Estudos Eleitorais do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), a maior dificuldade para a realização das pesquisas eleitorais é a divulgação das próprias pesquisas eleitorais.

Um professor que também é pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), explica que, a partir do momento em que as pesquisas são divulgadas, elas passam a influenciar os votos dos eleitores, em um cálculo que ficou conhecido como “voto útil”.

De maneira geral, a melhor maneira de garantir exatidão a uma pesquisa é garantir que ela seja completamente aleatória.

Os critérios usados nas pesquisas eleitorais

Assim, a metodologia das pesquisas é alvo de um debate acadêmico. Há os que defendem os chamados critérios de estratificação (por raça, gênero, idade, renda, região, como as pesquisas brasileiras). E há os que acham que os levantamentos não deveriam fazer essa separação.

Dessa forma, entre os argumentos do segundo grupo, estão o de que, quando a metodologia estratifica a pesquisa, é o instituto que está dizendo que mulheres votam diferente de homens. Ou que jovens votam diferentes de velhos, ou brancos de negros, afirmações que são, na verdade, impossíveis de mensurar.

Por sua vez, quem defende a estratificação afirma que o sorteio dos municípios que vão participar da pesquisa, depois o sorteio do distrito censitário, e o sorteio da casa que será entrevistada dentro do distrito já são etapas suficientes deixadas “ao acaso” para garantir a aleatoriedade.

Assim, o melhor critério para perceber o quanto é confiável as pesquisas eleitorais, é observar os resultados das eleições passadas. E, de maneira geral, no Brasil, eles são bastante consistentes.

Deixe uma resposta