Por que nossa barriga ronca quando está vazia?

Sabe quem é o responsável por essa sinfonia dentro de você? O estômago! Os movimentos que esse órgão faz dentro de sua barriga produzem o famoso ronco. Mas calma que a gente te explica mais!
Não pense você que o estômago só se movimenta em sua barriga quando está vazio, leitor. O nosso estômago sempre está em movimento! Isso acontece porque ele é um dos órgãos do sistema digestório, ou seja, um dos órgãos responsáveis por digerir tudo que consumimos.

Os movimentos que o estômago realiza em sua barriga durante a digestão são chamados de movimentos peristálticos e acontecem de forma involuntária. Ou seja; o estômago dá conta do recado sozinho pra poder digerir! E quando há comida dentro do estômago, esses movimentos acontecem de forma suave e lenta, não produzindo muito barulho.

Os barulhos ouvidos de sua barriga só são perceptíveis porque não há comida no estômago para abafar o barulho. Mas, o estômago sempre está em movimento.

Porém quando nosso estômago está vazio, não há comida para abafar o barulho desses movimentos digestivos, né? Dentro do nosso estômago já possuímos, naturalmente, ar e líquidos. Então, quando não há alimento ali, o estômago começa a se movimentar e mexer no ar e nos líquidos! É por isso o barulho fica tão alto.

Por isso, o barulho também pode acontecer quando o estômago está cheio, afinal, há comida, ar e líquidos ali dentro sendo digeridos. Porém o barulho vai ser beeem mais baixo do que se seu estômago estivesse vazio.

Deixe uma resposta