Prevenção do HIV em mulheres tem novo avanço

A prevenção do HIV em mulheres subiu mais um degrau com o desenvolvimento de um novo dispositivo por pesquisadores canadenses.  A ferramenta nada mais é que um implante vaginal.

Esse novo implante tira vantagem da imunidade natural de algumas pessoas contra a vírus. Sendo essa, a diferença para os métodos convencionais de prevenção da infecção pelo HIV, como o uso de camisinhas e a profilaxia com drogas antirretrovirais.

Dispositivo de prevenção do HIV foi testado em animais

O implante foi inspirado em estudos prévios com a participação de trabalhadoras da indústria do sexo, no Quênia. A observação dos estudiosos foi que muitas destes mulheres tinham relações com clientes soropositivos. Porém, não contraiam o vírus. Mais pra frente eles descobriram que elas tinham células T. Esse tipo celular é imunoquiescentes, estão em repouso.

Os implantes foram testados em um modelo animal. Feito isso, os cientistas observaram uma queda notável na ativação das células T.  Isso mostra que o trato vaginal estava apresentando um estado de quiescência imunológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com