O prefeito Marcelo Crivella afirmou que o Rio de Janeiro ganhará gabinete de segurança municipal. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal atuará com Estado.
O gabinete definirá estratégias de prevenção e combate à criminalidade envolvendo órgãos de todas as esferas. Trabalhará em conjunto com o Comando da Polícia Militar, portanto sob a liderança do Governador Luiz Fernando Pezão.
Como resultado de estudos iniciais, a Prefeitura doará à recém criada delegacia especializada em arma (DESARME), dois sistemas. O GeoPortal e o Cerco Eletrônico são sistemas de monitoramento, e eram utilizados pela SEOP.
O delegado da DESARME, Fabrício Oliveira, elogiou a iniciativa de centralizar sistemas e dados. “Assumi há pouco a delegacia e fico feliz em ver essa integração. A Prefeitura tem sistemas modernos que nem as polícias Civil e Federal têm, e está disposta a compartilhar suas informações para auxiliar nas investigações, o que até então não existia. Estamos no caminho certo”. Ressaltou.
O Secretário Municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, reforçou a importância de o município atuar na prevenção primária do crime. Segundo ele, essa medida alivia a sobrecarga da PM. “O município tem os órgãos capazes de atuar nas causas que geram a criminalidade”. Disse Amendola.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), no primeiro trimestre deste ano foram apreendidas, na capital, 681 armas, entre fuzis, revólveres e pistolas.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.