Robótica desempregará 800 milhões de pessoas até 2030

A robótica atingirá entre 400 e 800 milhões de pessoas em todo mundo até 2030. Isso, devido a automatização dos serviços. Quem revelou o fato foi um relatório realizado pela consultoria McKinsey Global Institute.

Os responsáveis pelo estudo apontam que no México o impacto será menos intenso. O fato é porque a região tem baixos salários. Das 68 milhões de pessoas que comporão a força de trabalho daqui a doze anos, cerca de 9 milhões serão atingidas.

O estudo analisou o efeito da robotização em 46 economias que são donas de quase 90% do PIB mundial. Fez ainda projeções detalhadas do impacto da automatização nos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, México e Índia.

A McKinsey ressalta que os países precisam encontrar uma forma de realocar trabalhadores substituídos pela automatização. As mudanças tecnológicas impactarão com mais força os trabalhadores com menos estudo. Por outro lado, as pessoas com formação universitária e pós-graduação serão menos afetadas.

Robótica desempregará funcionários de redes de fast-food

Além dessa área, a consultoria aponta os operadores de máquinas e os trabalhadores que fazem a coleta e processamento de dados.  Os pesquisadores destacam que a inovação, o crescimento econômico adequado e os investimentos podem geram empregos suficientes para compensar os postos excluídos com a automatização.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com