Saques do PIS/Pasep serão retomados esse mês

Os cotistas do PIS/Pasep que não fizeram o saque deste ano até junho poderão acessar o recurso a partir do dia 14 de agosto.

No dia 8 de agosto, correntistas com dinheiro a receber terão crédito em conta. A partir do dia 14, que é quando se inicia a segunda etapa do cronograma de liberações, trabalhadores de qualquer idade poderão efetuar os resgates. A princípio, o prazo ficará aberto até 29 de setembro.

A suspensão durante o mês de julho será utilizada para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018. No ano passado, o rendimento foi de 8,9%.

Na primeira etapa do cronograma, finalizada no dia 29 de junho, 1 milhão de trabalhadores fizeram o saque. Assim, foi retirado uma soma de R$ 1,5 bilhão. Os valores foram disponibilizados apenas para empregados com idade acima de 57 anos.

As cotas são retiradas anuais de recursos depositados em contas de trabalhadores entre 1971 e 1988, quando ficaram inativas. Até 2017, o saque era permitido para pessoas com mais de 70 anos, em caso de aposentadoria ou situações específicas. A partir do ano passado, o governo federal flexibilizou o acesso para pessoas de todas as idades.

O trabalhador pode conferir pela internet se tem saldo a receber. Dessa forma, para realizar as consultas, basta ter em mãos o número do PIS (para servidores do setor privado) ou do Pasep (para funcionários públicos) ou o CPF e a data de nascimento do cotista.

Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites relativos ao PIS (trabalhadores do setor privado) ou ao Pasep (trabalhadores do setor público). No caso do Pasep, o site informa se o trabalhador tem cota a receber, mas não divulga o saldo.

Deixe uma resposta