Qual o tempo de descanso ideal entre os exercícios de musculação?

Uma das dúvidas mais frequentes de quem frequenta academia está relacionada ao tempo de descanso ideal entre as séries e repetições entre os exercícios de musculação.
A questão gera repercussão porque influencia diretamente os resultados. Mas a verdade é que, segundo os especialistas, não há uma regra universal de quanto tempo se deve descansar depois da musculação. Visto que o período deve variar de acordo com o tipo de treinamento ou objetivos do aluno.

Em suma, tudo vai depender da demanda do exercício que você está fazendo no momento. E também, de você aprender a escutar o seu corpo e ver como ele está respondendo!

Veja as dicas para quem pratica exercícios de musculação

  • A recomendação geral é que o prazo seja de 30 a 60 segundos para os músculos pequenos (como bíceps e tríceps). E de 60 à 120 para os músculos grandes (casos de costas e peito).
  • Em séries pesadas. Como a de agachamento, por exemplo, dar até 2 minutos de descanso é mais produtivo. Pois, o exercício demanda muito mais do sistema nervoso e do corpo como um todo.
  • A única restrição fica quanto aos intervalos longos, já que iniciar a série sem estar 100% recuperado irá influenciar positivamente a hipertrofia muscular, estimulando o foco e a intensidade. Contudo, conforme adquirir experiência, o ideal é que você mesmo reconheça a faixa de tempo ideal para potencializar seus resultados.

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