Título e CPF estarão em documento único no mês de Julho

O título de eleitor e CPF serão unificados de forma digital a partir de Julho de 2018. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de imediato, aproximadamente dois mil servidores do TSE e do Ministério do Planejamento poderão fazer download do aplicativo do Documento Nacional de Identificação (DNI).

Só depois disso é que será estendido para o uso dos demais servidores da Justiça Eleitoral. Já para o povo brasileiro acontecerá gradativamente. O DNI poderá ser baixado pelo cidadão apenas uma vez em um só dispositivo móvel, por questão de segurança. Esse documento só será disponibilizado para quem já tiver feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

DNI será compatível com Android e IOs

O aplicativo DNI estará disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais Android e iOs. Mas para emitir o documento, o cidadão terá que ir até um posto de atendimento – sinalizado pelo próprio sistema o ponto mais próximo – com um QR Code que vai aparecer na tela do servidor que vai atendê-lo. Com o próprio celular, o usuário deve capturar uma imagem com esse código. Feito isso, aparecerá na tela do celular: o número do DNI, a foto, nome e CPF do cidadão.

Em caso de perda ou roubo de celular, ninguém poderá se passar por você. Isso graças a uma senha de acesso ao documento que deverá ser criada pelo dono do documento depois de criar sua DNI.

 

 

Deixe uma resposta