VLT encerra 2017 super abaixo da meta esperada

A aprovação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelos usuários é quase total. Isso é o que aponta a pesquisa do Instituto Datafolha em que 92% dizem aprovar o serviço. Esse estudo foi encomendado pela própria concessionária que administra o VLT.

Por outro lado, apenas 120 mil dos 250 mil passageiros diários aguardados com o funcionamento das linhas devem usar o bonde até dezembro de 2018. O que é fruto do funcionamento de apenas duas linhas do VLT quase o ano todo. Mas também das reclamações sobre a falta de integração e do valor do transporte para o trecho da viagem, que muitos consideram curto.

VLT transporta 60 mil passageiros por dia, a expectativa era 250 mil

De acordo com o presidente do VLT Carioca, Rodrigo Tostes, o bonde carrega cerca de 60 mil pessoas por dia. Tostes disse ainda plano inicial contava com fatos planejados que não foram concretizados. Como, por exemplo, o desenvolvimento imobiliário do Porto do Rio.  Ele acredita que com o funcionamento da linha 3 (que vai da Central até o Aeroporto Santos Dumont) em dezembro de 2018, o movimento irá aumentar. Só depois disso que o desafio de integração do VLT com outros modais será realizado. Atualmente esse benefício só é possível com ônibus municipais.

A pesquisa do Datafolha revelou ainda que o que mais agrada o usuário é a rapidez. Algo que mais melhorou em um ano. Enquanto em 2016 apenas 46% aprovavam a velocidade da linha 1, em 2017 o quesito rapidez saltou para 81% como somatória das linhas 1 e 2.

Entre o perfil do passageiro do VLT, 53% são homens e 47% mulheres com idade média de 37 anos. Já o grau de escolaridade é 5% ensino médio, 27% ensino fundamental e 68% ensino superior. A localidade predominante é a capital, com 76%, e as demais cidades do Rio com 21% . Em relação a classe social ganha a classe B com 54%, seguido da classe C com 33%, A com 12% e D com 1%. Por fim, os quesitos mais e menos elogiados estão, respectivamente, o conforto com 93% e as informações prestadas ao usuário com 69%.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com