Votos brancos e nulos: O que são e para onde vão?

50% dos votos nulos podem cancelar as eleições 2018? O candidato vencedor recebe os votos em branco? Saiba a diferença entre votos brancos e nulos.

Antigamente, o voto branco era levado em conta na hora de calcular a maioria absoluta dos votos em uma eleição. Mas agora, os votos em branco e nulo não são considerados ao computar o resultado final.

Após a Constituição de 1988, a situação mudou. Assim como o voto nulo, o voto em branco não é considerado entre os votos válidos, que são aqueles usados pela Justiça Eleitoral na hora de calcular quem foi eleito.

Por isso, mesmo se a maioria dos eleitores votar branco ou nulo, ainda assim a eleição não é anulada, e vence o candidato mais votado.

Hoje, a diferença entre votos brancos e nulos está no modo como o eleitor registra esses tipos de votos. Assim, o voto branco é registrado ao se apertar, na urna eletrônica, o botão escrito “branco”. Já o voto nulo é computado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato e aperta o botão “confirma”.

Deixe uma resposta