Táxis poderão circular na faixa do BRT na Transcarioca

A partir da segunda-feira (12), táxis poderão circular na faixa do BRT na Transcarioca. A liberação será em alguns trechos, de segunda a sábado das 7 às 20 horas.

Os veículos poderão circular no viaduto de acesso ao Transcarioca, rotatória da avenida dos Campeões, Arco Estaiado Prefeito Pedro Ernesto, Avenida Brigadeiro Trompowsky, Ponte Estaiada do Galeão, Avenida Vinte de Janeiro (faixa à esquerda destinada ao transporte coletivo).

O Consórcio Operacional do BRT emitiu uma nota criticando a decisão da prefeitura. De acordo com o texto: “a utilização compartilhada entre os articulados e demais veículos coloca em risco os motoristas e os passageiros dos ônibus e dos carros”. Também informa que será encaminhado um ofício para a SMTR.

Em agosto de 2015, houve grave acidente envolvendo um articulado do BRT Rio e um táxi na Avenida Brigadeiro Trompowsky, na Ilha do Governador, justamente uma das vias autorizadas pela Prefeitura para a circulação de taxistas. Com a batida, os dois veículos ficaram totalmente queimados. Os motoristas conseguiram sair dos carros antes do fogo começar. O táxi e o ônibus estavam sem passageiros”, relembrou a nota.

No entanto, a própria Secretaria Municipal de Transportes rebateu as críticas. E lembra que durante as Olimpíadas, as faixas exclusivas foram compartilhadas. E neste período, segundo a pasta, houve maior trânsito de veículos, por conta do transporte de atletas.

A Prefeitura do Rio se manifestou em nota. Esta, rebate as informações do Consórcio.

“Ressaltamos que todo o trecho a ser utilizado pelos taxistas é segregado. Não há possibilidade de embarque e desembarque de passageiros. Parte do trajeto já está em uso compartilhado entre a Avenida Brasil e a Avenida dos Campeões, sem nenhum registro de incidentes, e possui capacidade muito superior à demanda que será gerada”, afirmou a nota.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *