Brasileira ganha bolsa de estudos na Alemanha

Uma adolescente de 16 anos de Piedade (SP) foi premiada com uma bolsa de estudos na Alemanha, com todas as despesas pagas.
Para isso, ela teve que atingir a nota máxima – identificada como “sehr gut” – na prova de proeficiência aplicada pelo instituto e participar de um sorteio. Em todo o Estado, apenas 13 pessoas, incluindo a jovem, tiveram o mesmo desempenho.

Com todas as despesas pagas, a estudante Nataly Gabriela Marques passará cerca de um mês em Wannsee, localidade próxima à capital Berlim, aprimorando o idioma e conhecendo a cultura local. A viagem está marcada para janeiro de 2018.

“Fiz o exame em novembro do ano passado e passei por provas que testaram meus conhecimentos falando, escrevendo, lendo e escutando. Os aplicadores eram diferentes e explicavam em português, mas na hora de conversar era apenas em alemão. Foi um desafio”, lembra a estudante.

A vida na Alemanha

Durante meses, Nataly se preparou para a prova usando materiais enviados pelo instituto com dicas de como seria a prova. Entretanto, mesmo depois de conquistar seu objetivo, a estudante conta que intensificou os estudos para a viagem. “Estou bem animada, mas ainda não caiu a ficha. Estou estudando novos livros de nível mais avançado, assim vou me preparando melhor”, conta Nataly.

Segundo a jovem, a programação das atividades ainda não foi divulgada, mas a expectativa da viagem, que já é bem grande, vai muito além do que a primeira experiência no exterior cercada de pessoas de todo o mundo.

“Com o passar do tempo, a Alemanha vem abrindo mais oportunidades para o brasileiro. Pretendo um dia morar e trabalhar no país, mas por enquanto a certeza é que vou aproveitar cada dia em Wannsee, que é uma região com praia, realmente muito bonita e com muitas coisas para fazer”, finaliza.

Fonte: G1

Deixe uma resposta