Está aberto prazo para que universidades iniciem renovação do Fies

Nesta segunda-feira (9), o Ministério da Educação abriu o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para que as instituições de ensino superior possam dar início ao processo de renovação dos contratos do Financiamento Estudantil (Fies) firmados até 31 de dezembro de 2016. Posteriormente, a renovação deverá ser validada pelos estudantes.


Cada contrato de financiamento deve ser renovado (ou aditado) a cada novo semestre. Primeiro, o sistema, chamado SisFies, é aberto para que as instituições insiram os dados sobre os contratos dos estudantes. Depois, o sistema dá abertura aos estudantes, que verificam e validam as informações, para que então o procedimento de renovação contratual seja encerrado.

No caso de aditamentos não simplificados, ou seja, quando algum dado cadastral precisa ser modificado, como, por exemplo, o fiador, o processo tem uma etapa extra: ao acessar o SisFies, o estudante precisa emitir um Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) e entregá-lo ao banco que serve como agente financeiro do contrato.

De acordo com o balanço final do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), após o fim do prazo final, cerca de 30 mil contratos, ou 2% do total, ficaram sem renovação.

Deixe uma resposta