Comércio volta a gerar vagas formais no Rio

O comércio voltou a gerar vagas formais no Rio após quatro meses de queda. De acordo com dados divulgados na última quinta-feira (25), pela Fecomércio. Desse modo, com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, os indicadores apontam que em setembro o número total de postos de trabalho criados no estado chegou a 7.944.

O saldo total de setembro foi o melhor desde novembro de 2014, quando foram criados 14.051 empregos no estado. Assim sendo, se compararmos ao mês de agosto deste ano, a geração de postos de trabalho apresentou aumento. Segundo os dados divulgados, foram 2.917 vagas a mais, com saldo de 3.484 novos postos no setor de serviços. Entretanto foram fechadas 861 vagas no comércio.

Dessa forma, a avaliação da Fecomércio é a de que: “a diminuição do ritmo de fechamento de postos de trabalho nos últimos meses, tendo crescimento do saldo positivo, sinaliza assim a recuperação gradual da confiança dos empresários”.

Comércio havia registrado último saldo positivo em abril

A criação dos 7.944 postos de trabalho em setembro atingiu praticamente todos os setores, sendo que do total, 2.304 foram gerados no comércio, setor que registrou o último saldo positivo em abril, antes da greve dos caminhoneiros.

O setor de serviços apresentou saldo de 5.500 vagas formais, dessa maneira registrou o terceiro mês consecutivo de crescimento. A construção civil, por sua vez, criou 873 novos postos de trabalho. No entanto setores como indústria e as atividades agropecuárias, que tiveram saldo negativo, de respectivamente, 438 e 235 postos.

Deixe uma resposta