Concurso público está em seus planos, mas não sabe qual fazer?

Estabilidade de um concurso público, ganhar um bom salário é um dos seus sonhos? Há muitas opções para escolher esse ano.

De acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), no total devem ser oferecidas neste ano cerca de 162 mil vagas em diversas áreas nas três esferas públicas. Só no governo federal, cerca de 30 órgãos enviaram pedidos ao Ministério do Planejamento de autorização para abrir concursos públicos esse ano.

A estabilidade no funcionalismo público é o maior atrativo dos candidatos que prestam concurso público. A estabilidade é prevista em lei e é garantida após o estágio probatório (três anos sem faltas). Assim, entre as faltas que devem ser evitadas estão, por exemplo, faltar muito ao trabalho e a prática de crimes.

Em geral, três fatores devem ser observados na hora de escolher o seu concurso: função, remuneração e local de trabalho.

Antes de escolher o cargo para o qual vai prestar concurso, avalie se aquela carreira é mesmo compatível com você. Dessa forma, especialistas recomendam até uma visita à repartição pública para ver de perto como trabalha o servidor naquele determinado cargo e conversar com ele. Assim também, outra dica importante é estudar diariamente e ter um bom planejamento. Segundo especialistas, estudar três meses antes do concurso é o limite mínimo. Alguns concursos exigem, pelo menos, um ano de preparação.

Deixe uma resposta