Número de desempregados no Rio aumentou em 50%

O número de desempregados no Rio aumentou em 50%, é isso que diz o IBGE. Em números, são 401 mil desempregados à mais do que no ano passado.

Nos três primeiros meses de 2017, o Rio de Janeiro tinha 1,2 milhão de desempregados. No mesmo período de 2016 eram 799.000. Essa é a maior taxa desde 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação com os 3 últimos meses de 2016, foram 99 mil pessoas desempregadas. De acordo com o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, o aumento no número de desempregados no Estado pode ser explicado pela finalização das grandes obras de infraestrutura realizadas para a Olimpíada no ano passado. Além disso, ele destacou a atual conjuntura econômica do Estado.

“O estado está passando por uma situação complicada. Isso [o aumento do desemprego] pode ser um retrato do que está acontecendo”, ressaltou o pesquisador.

Atualmente a taxa de desocupação no Estado é de 14,5%. Em comparação com o primeiro trimestre do ano passado houve um aumento de 4,5%. Essa é o maior aumento na Região Sudeste. Já a população empregada é de 7,1 milhões. O rendimento médio continua estagnado em R$2.311.

Deixe uma resposta