Taxa de desemprego diminui mais entre os jovens formados

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a taxa de desemprego está caindo mais entre os jovens formados no ensino médio. A queda ocorreu logo após o aumento da taxa no início de 2018.

O recuo dos dados está sendo mais intenso entre as pessoas de 18 a 24 anos formadas no ensino médio. Boa parte desse recuo acontece com as pessoas de sexo feminino. A análise dos dados foi realizada com dados do ano passado.

Quais foram os dados registrados em relação à taxa de desemprego?

No primeiro e último semestre de 2017, a queda da taxa para os jovens com ensino médio incompleto foi de 24,2% para 20,4%. Entretanto, para os homens com ensino médio concluído, os números foram de 28,8% para 25,3%. No caso das mulheres, a queda foi de 15,8% para 13,2%.

Também foi observado pelo estudo que essa diminuição é mais forte nas regiões Norte e Nordeste. Os dados de desocupação do Rio de Janeiro afetaram negativamente a região Sudeste. Amapá, Goiás e Distrito Federal também apresentaram dados negativos. Quanto ao aumento de renda, a maior porcentagem foi dos homens, totalizando 2,6%.

Uma pesquisa recente realizada pelo IBGE também calculou a taxa de desemprego no Brasil. O estudo apontou o crescente número de desalento, que acarreta na diminuição desses dados.

Fonte: Ipea

 

Deixe uma resposta