Conheça as 5 principais tendências do mercado de trabalho

Diante da crise econômica brasileira, conhecer as tendências do mercado e descobrir o futuro das profissões pode se tornar uma preocupação recorrente. Essas transformações afetam diretamente as relações profissionais e o processo de seleção de empresas. Por conta disso, a equipe do Jornal Dialogado reuniu 5 dicas para você ficar ciente das mudanças e se preparar da melhor forma possível para o que está por vir.

Quais são tendências do mercado para o futuro?

Autonomia

De acordo com Daniela Klaiman, especialista em futurismo, a vivência dentro de um prédio corporativo deverá se tornar menos comum. De acordo com ela, o número de profissionais autônomos deve crescer e a expectativa é de vê-los prestar serviços em diversas empresas ao mesmo tempo.

Outro rumo que o mercado deve levar em breve é o maior incentivo ao empreendedorismo. Especialistas indicam que, para iniciar e ter sucesso nessa área, é necessário focar em setores de alta produtividade. É necessário também aumentar a competitividade entre as marcas, provendo soluções inovadoras e proporcionando um melhor acesso a serviços com baixo custo.

Proatividade

Uma característica que já é desejada pelas empresas mas ganhará força no futuro, é a capacidade de solucionar problemas mais complexos. Por causa dos avanços tecnológicos dos últimos anos e os problemas recorrentes encontrados em uma instituição, o que de fato pesará em processos seletivos serão as habilidades humanas, como senso crítico e criatividade.  Especialistas de mercado afirmam que esses aspectos são passíveis de treino e melhorias.

Especialização

Quanto maior a crise, maior a taxa de desemprego e concorrência por vagas de trabalho. A melhor forma de driblar esse processo é adquirindo mais títulos e certificados de acordo com a sua área de atuação. Atualmente, concursos e diversos setores de RH exigem a especialização como pré-requisito.

Entretanto, o grande diferencial é a qualidade do curso. As melhores instituições e os cursos que realmente acrescentam na formação profissional são os verdadeiros diferenciais para as empresas.

Experiências no exterior, profissionais ou exclusivas de estudo, também estão sendo mais valorizadas por empresas.

Inteligência artificial

Uma das tendências do mercado mais fortes para os próximos anos é a inteligência artificial. Ela já influenciou algumas área e no futuro, seu impacto deve ser maior em Recursos Humanos e Finanças. A estratégia das empresas será complementar habilidades e facilitar funções.

Outro fator que irá influenciar o mercado é a automação. De acordo com a Folha de São Paulo, até 2030 15,7 milhões de brasileiros serão afetados por ela.

Propósito

Uma estratégia das marcas para envolver clientes e colaboradores será transmitir assiduamente a missão da empresa. O critério é engajar funcionários, com o objetivo de torná-los mais eficientes e fidelizar clientes. Essa estratégia também funciona para diminuir a rotatividade de empregados e evitar perdas financeiras. Portanto, vender ideias e crenças, mesmo que de forma implícita, será cada vez mais comum no futuro.

 

 

Deixe uma resposta