Conhecendo o Rio: Palácio do Catete

O Palácio do Catete é de grande representatividade histórica e política para o Rio de Janeiro. Localizado no bairro do Catete, ele foi sede para o poder executivo brasileiro entre os anos de 1897 e 1960, depois disso, na década de 70, passou a abrigar o Museu da República atraindo visitantes e possui diversos atrativos para quem gosta de história e cultura.


O Palácio é uma das construções no estilo neoclássico no país, no original, o alto do edifício possuía águias fundidas em ferro e posteriormente foram substituídas por estátuas de musas, que representam o verão, o outono, a justiça e outros temas. No ano de 1910 as estátuas foram substituídas por novas águias, na verdade, foram utilizadas harpias, só que agora em bronze, obras do escultor brasileiro Rodolfo Bernardelli.

previewFoto: Blog Kau Jak

previewFoto: Blog Kau Jak

Uma curiosidade é que a edificação foi denominada e conhecida como “Palácio das Águias”, mas foi raramente utilizada. O terreno do palácio e do jardim é limitado pelas ruas do Catete, Silveira Martins e Praia do Flamengo. Os visitantes também tem acesso uma livraria e cinema.

Fonte: Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com