Conhecendo o Rio: Pedra do Sal, berço da região portuária

Também conhecida como “Pequena África”, a Pedra do Sal, localizada aos pés do Morro da Conceição é fruto de grande parte da cultura do Rio. Quem passa pela região sabe que visitá-la é uma das melhores opções. Conheça mais sua história na série Conhecendo o Rio de hoje.

Antigamente eram realizadas festas nas casas dos escravos e também nasceu o samba urbano carioca. Hoje, marco do lugar é a famosa roda de samba da Pedra do Sal.

Por anos foi considera sagrada para despachos e oferendas de religiões africanas. Mas ainda no século XIX foi tombada como patrimônio histórico e religioso.

O local possui uma placa, feita pela Secretaria Municipal de Cultura, turismo e esportes, com a descrição:
“Neste local o sal era descarregado das embarcações que aportavam nas proximidades. Passou depois a ponto de encontro de sambistas que trabalhavam como estivadores”.

Foto: Divulgação/O Globo

Pedra do Sal hoje em dia

No Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, integrantes do quilombo da Pedra do Sal celebram a lavagem da pedra e quem põe a mão na massa são os grupos de candomblé e membros do bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi.

Suas festas atraem turistas da zona norte, zona sul, zona oeste e baixada fluminense. Lá também acontece uma programação cultural que conta com rodas de samba, de capoeira, culinária temática, exibição de filmes e palestras durante todo o ano.

O Baile Black Bom

Criado em 2013, o baile é uma ocupação cultural do espaço urbano para a valorização da cultura negra no Quilombo Pedra do Sal, região portuária do Rio de Janeiro.

São feitas releituras dos maiores clássicos do gênero: do soul anos 70 ao mais atual Hip Hop. Tudo embalado pela banda Consciência Tranquila.

O DJ Flash agita a noite com vários ritmos entre eles charme, Hip Hop e funk. Além da programação musical, o baile traz uma feira da cultura negra, capacitação para afro empreendedores e atividades culturais diversas. Tudo isso gratuitamente!

Fonte: Mapa de Cultura

Deixe uma resposta