Conhecendo o Rio: legado da revitalização da Zona Portuária

O processo de revitalização da Zona Portuária do Rio marca o início de uma nova era para a região. O sentimento de renovação e a construção de um novo olhar para o porto da cidade foram renovados. Tudo isso ficará na memória de quem está presenciando esta nova etapa que a cidade passa em pleno século 21.

Além da mudança no conceito de mobilidade urbana, com a chegada do VLT, a nova visão prioriza o transporte público e ciclovias. Cria mais espaços voltados para as pessoas e garante cultura e lazer para moradores e visitantes.

Os sistemas de segurança, limpeza e iluminação pública também são pontos que agradam a maioria.

Todos os grandes eventos já realizados no Brasil mostraram ser oportunidades de crescimento econômico e de revisão de melhorias para a população.

Com o tempo irão surgir novos desafios, mas alguns deles merecem destaque. Principalmente os que foram realizados para a reurbanização da cidade do Rio de Janeiro, em especial à região portuária.

Conhecendo o Rio: legado da revitalização da Zona Portuária do Rio
Foto: Thalita Cardoso

Balanço Olímpico: Zona Portuária no ano passado

Em agosto de 2016 um balanço das Olimpíadas foi divulgado mostrando os pontos positivos para a cidade, entre eles, pode-se destacar: construção do VLT carioca, inauguração da Linha 4 do metrô, a revitalização da região onde passa a Av. Rodrigues Alves e a criação de casas temáticas para visitação.

Mas a mesma apresentação também abordou os pontos que ainda precisam de uma cobrança, como o não cumprimento da meta de despoluição da Baía de Guanabara.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *