Eike Batista é preso e transferido para Bangu 9

O empresário Eike Batista, que já foi um dos homens mais ricos do mundo, foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (30), ao desembarcar no Rio de Janeiro. Ele é acusado de pagar propina no valor de 16,5 milhões de dólares ao ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, em troca de vantagens em seus investimentos no Estado.

Em Nova Iorque, Eike chegou a ser considerado foragido. Na sexta-feira embarcou de volta ao Brasil e ao chegar nesta manhã de segunda-feira (30) no aeroporto do Galeão (RJ) foi preso. Ao se entregar, o empresário afirmou que irá “ajudar a passar as coisas a limpo”.

Eike foi levado ao presídio Ary Franco, em Água Santa, onde fez triagem e foi decidido que o empresário deve ficar na Cadeia Pública Bandeira Stampa, o Bangu 9, para onde foi levado. Na prisão Eike não terá direito a cela especial por não ter ensino superior.

Agentes do Serviço de Operação Especiais da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) disseram que a prisão de Bangu 9 é conhecida como “faxina”, porque os próprios detentos limpam as celas. No Bangu 9 as celas são para até seis presos e não há domínio de facção criminosa.

A prisão preventiva foi decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal, após dois doleiros afirmarem que Eike pagou US$ 16,5 milhões em propinas a Sérgio Cabral.

Antes de embarcar para o Brasil, Eike deu uma entrevista a TV Globo e afirmou que “está à disposição da Justiça”. “Estou à disposição da Justiça. Como Brasileiro, estou cumprindo o meu dever. Estou voltando. Essa é minha obrigação […] Como estou nessa fase me entregando à Justiça, é melhor não falar nada“, disse Eike.

Sobre a Operação Lava Jato, Eike afirmou que os erros devem ser pagos, mas ao ser perguntado se errou, disse “eu acho que não“. “Olha, é aquele negócio, se foram cometidos erros, você tem que pagar pelos erros que você fez“.
Fonte: Exame | G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com