Ansiedade: frutas e alimentos que ajudam a combatê-la

Dizem que você é uma pessoa que sofre de ansiedade? Está difícil manter a calma? Quase nunca consegue esperar? Continue por aqui! Vamos mostrar que existem alimentos que podem ajudar você.

Sabemos que a pessoa que sofre de ansiedade, acaba com dificuldades em vários aspectos da vida, seja na saúde ou nos relacionamentos interpessoais.

Além de tratamentos com medicações, alguns alimentos também podem ajudar a agilizar processo de recuperação. A nutricionista Aline Ferreira, formada pela UERJ e Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional, explica:

“A vitamina C e o ômega 3 contribuem com a redução do cortisol, que é o hormônio do estresse, do mesmo modo, os alimentos ricos em magnésio, podem contribuir com o relaxamento muscular, sendo um bom auxiliador para crises de ansiedade.

Para evitar o aumento da ansiedade o ideal é cortar o consumo de açúcares simples, café e bebidas alcoólicas

A nutricionista também ressalta: “O consumo de açúcar, leva à melhora momentânea, mas pode gerar dependência, falando a longo prazo, pode inclusive, gerar quadros patológicos como resistência insulínica, diabetes e até mesmo depressão, e o consumo da cafeína pode gerar efeitos excitatórios. Já o consumo excessivo de álcool pode provocar alteração dos níveis de serotonina e afetar os neurotransmissores do cérebro, tornando o indivíduo mais sensível aos sintomas de ansiedade e estresse. Como o consumo de álcool gera um poder “analgésico/sedativo”, o indivíduo pode procurar no álcool um refúgio, inclusive levando à sua dependência.”

Confira a lista com alguns desses alimentos que podem ajudar você:

Peixe

O peixe é ideal para manter a pressão estável, possui Ômega 3 que se encarrega de reduzir doenças cardiovasculares e reduzir o açúcar no sangue.

Folhas de laranja

As folhas de laranja funcionam como sedativos e soníferos.

Banana

A banana possui potássio e ajuda a garantir o fortalecimento do sistema nervoso.

Amêndoas

As amêndoas possuem um alto conteúdo de magnésio.

Chocolate

Coma chocolate, mas sem açúcar e dê preferência ao chocolate amargo, ele é ótimo para acalmar a ansiedade.

Aveia

A aveia produz os hormônios que trabalham como antidepressivos no corpo.

Folhas de laranja

As folhas de laranja funcionam como sedativos e soníferos.

Algas

As algas possuem altos níveis de magnésio e triptofano, causando a sensação de tranquilidade e harmonia.

Frutos secos

Os frutos secos são utilizados nestes casos porque trazem vitamina B, que participa na formação de serotonina.

Para assuntos específicos e agravantes, procure um médico especialista.

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