Cálcio: os brasileiros consomem metade do que é necessário por dia

Os brasileiros estão na lista dos que não ingerem a quantidade suficiente de cálcio por dia. Em média, é consumido somente a metade do que é recomendado, segundo pesquisas da International Osteoporosis Foundation (IOF).

O consumo de cálcio, é necessário para manter o fortalecimento dos ossos em todas as idades. Este mineral, ajuda na prevenção da osteoporose. 

De acordo com uma pesquisa da IOF, o Brasil está na 28ª posição de consumo insuficiente, com uma média de 505 miligramas de consumo por dia, quando o ideal são 1.000 miligramas.

O nosso corpo não produz, logo, temos que ingerir alimentos diariamente que contém esses nutrientes. Além disso, quem for restrito a esses tipos de alimentos, é necessário procurar um médico especialista para suplementação.

De acordo com o site Mundo Educação, este é o mineral em maior quantidade no organismo humanos.

A nutricionista Anália Barhouch, informa em uma entrevista ao site R7: “Outro fator interessante, também, é a atividade física. O impacto da atividade física, faz melhorar a absorção do cálcio pelo osso.”

Existem também, aqueles alimentos que dificultam a absorção: “O refrigerante é péssimo. Ele atrapalha muito a absorção do cálcio, porque ele é rico em sódio e cafeína que a excreção de cálcio pela urina.” , finaliza a nutricionista.

Existem alimentos práticos que podem colaborar com o consumo de cálcio no seu dia a dia

São alguns desses alimentos: queijos, ovos, iogurte e leite. Folhas verdes escuras e até brócolis feitos no vapor, são duas boas opções para o consumo diversificado. Alem desses, existem outros inúmeros alimentos que podem contribuir.

 

Deixe uma resposta