Curiosidades sobre doação de sangue, conheça 10 delas

Existem boatos para quase tudo na vida, não é mesmo? De acordo com o Blog da Saúde, conheça dez curiosidades sobre a doação de sangue e veja quem nem tudo o que falam por aí, é verdade.

1. No homem, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas. Os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas. Já na mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas. E os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas.

2. No Brasil as mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue.

3. Doar sangue não engrossa ou afina o sangue, isso é apenas um mito.

4. Não existe nenhuma relação entre ganhar ou perder peso com a doação de sangue.

5. Períodos menstruais não impedem a doação de sangue.

6. No dia de doar, o voluntário deve estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos). Além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Também deve evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação.

7. Uma vez coletado, o sangue é dividido em até 4 componentes. Sendo Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO). Eles podem ser utilizados como produto terapêutico em até 4 pacientes diferentes. Todo sangue coletado é testado e só é liberado para uso após comprovada a sua segurança.

8. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para os homens.

9. O peso corporal mínimo determinado para a doação de sangue é de 50 kg, isso porque o volume total de sangue que corre no corpo humano é principalmente baseado no peso do indivíduo. Então, como a doação gira entre 10 e 15% do sangue total que a gente tem no corpo, quando a pessoa tem menos de 50kg aquele volume padrão da doação pode significar mais do que 15%. Trazendo o risco de ela não se sentir muito bem, ou ter algum mal-estar durante ou após a doação de sangue. Então, é por segurança que existe a determinação que somente aqueles indivíduos com mais 50 kg de massa corporal façam a doação de sangue.

10. Não há nenhum substituto para o sangue!

Como a sua doação de sangue chega ao receptor?

Ao receber o certificado de qualificação positivo, o sangue segue para o armazenamento em câmaras semelhantes a uma geladeira e dali doado a quem necessita. Como os pacientes que tratam de doenças do sangue e outras patologias, um exemplo é o câncer. Exitem também pessoas que necessitam do sangue devido a cirurgias e até casos mais graves como acidentes.

O Hemocentro recebe o pedido de sangue através de um médico e nesse pedido vem todas as necessidades do paciente e detalhes do tipo de sangue. A bolsa de sangue segue para o destino informado em ambulâncias e conservado com embalagens térmicas com a temperatura necessária.

Ao chegar no destino, os profissionais da saúde que são responsáveis locais pelas transfusões conferem toda a rotulagem e dali iniciam o procedimento, finalizando o processo de doação.

Saiba mais sobre o assunto

Deixe uma resposta