Olheiras… Saiba como lidar com elas: causas, dicas e truques

Olheiras.. Como lidar com elas? Os hábitos do dia a dia e a genética influenciam muito nas marcas escurecidas ao redor dos olhos. Entenda!

É raro encontrar pessoas que queiram permanecer com as olheiras na pele. Pelo contrário, a maioria das pessoas querem se livrar dessas marcas escurecidas e indesejadas ao redor dos olhos, a maioria são as mulheres, que utilizam inúmeras maquiagens e truques para escondê-las.

Pra você que perdeu as esperanças, achando que não tinha jeito, eis aqui uma ótima informação. Há solução para todos os tipos de olheiras, mas, para combater este tipo de incômodo é preciso entender mais sobre o assunto.

O cirurgião plástico Marco Cassol, especialista em face feminina, explica ao site M de Mulher que as olheiras podem ser classificadas em quatro principais tipos:

OLHEIRA FUNDA
Forma uma escuridão profunda no sulco da lágrima.

OLHEIRA ROXA OU AZULADA
Deixa uma marca desses tons ao redor dos olhos.

OLHEIRA INCHADA
As famosas “bolsinhas” embaixo dos olhos.

OLHEIRA MARROM
Deixa uma marca puxando para o tom marrom na pele.

CAUSAS DAS OLHEIRAS

A dermatologista Márcia Grieco, também afirma ao site M de Mulher: “As olheiras não possuem um único fator causador. Por isso, são classificadas como multifatoriais”.

Marco Cassol ressalta, que “olheiras sempre têm relação com a má vascularização, ou seja, a má circulação sanguínea no local”. No entanto, muitos desses fatores nós já conhecemos, que são: noites mal dormidas, falta de hidratação de dentro para fora, estresse e até fumar. “Os componentes do cigarro diminuem a vascularização dos tecidos periféricos”, afirma.

Além disso, o formato do globo ocular pode aumentar o efeito das olheiras, “pois quanto mais profundo, mais evidente fica a parte escura embaixo dos olhos”, explica a dermatologista Marcia.

TRUQUES & PREVENÇÃO

Existem formas simples de inibir a existência desse incômodo, se precavendo dos elementos causadores. O site da Capricho mostrou quatro truques para ajudar na prevenção, são eles:

1. Cubra os olhos com uma rodela de pepino: como ele tem propriedades adstringentes, acaba contraindo os vasos sanguíneos, deixando a pele mais clarinha.

2. Aplique um algodão umedecido em água gelada: o frio faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, disfarçando o tom roxo da região, dessa maneira, é mesmo que aplicar saquinhos de chá gelados.

3. Durma bem: esse é o melhor jeito de evitar olheiras, pois os olhos descansam e o organismo não tem que mandar mais sangue do que o normal para a região.

4. Aplique um bom hidratante: os cremes com vitamina C são os mais indicados (vale a pena ver com seu dermatologista que produto usar). Na hora de passar, aproveite e faça uma leve massagem na região ao redor dos olhos. Use a ponta do dedo indicador e comece no sentido de fora para o canto interno do olho, passando pelas pálpebras também.

Se as dicas e truques não funcionarem, existem tratamentos bem específicos para cada tipo de pessoa. Procure um profissional da área e se informe com segurança. Há tipos de tratamentos a laser que ajudam corrigir a pigmentação das olheiras, deixando-as parecidas com o tom de pele do restante da face. Caso não queiram fazer algum tipo de tratamento “radical”, o profissional também poderá indicar cremes e outras medicações para amenizar o problema.

Deixe uma resposta