Gripe, Resfriado e Rinite alérgica: saiba mais sobre as diferenças e cuidados

Estamos próximos do inverno, uma das épocas do ano em que muitas pessoas têm dificuldades respiratórias devido a mudança constante do tempo. Como saber as diferenças das crises de rinite, gripe, resfriado e como se prevenir?

Os sintomas são bem parecidos, mas diagnosticamente são diferentes. Com a vinda do inverno, muitas pessoas entram em crise alérgica e também chegam as famosas irritações nas nasais. Com isso, muitas pessoas acabam confundindo as crises.

RINITE ALÉRGICA

A Rinite alérgica é uma doença crônica e deve ser tratada de forma adequada como muitas outras, porém, com mais atenção. Também conhecida como alergia nasal, a rinite é a inflamação da mucosa que reveste internamente o nariz. Essa doença provoca sintomas como coceira, tosse, coriza e espirros.

Também é bom evitar contato com poeira, objetos de pelúcia, pelos de animais, algumas plantas e até ar condicionado devido ao ambiente seco . A rinite não tem cura mas pode ser controlada com remédios e higiene no ambiente frequentado.

GRIPE

Já a gripe é uma espécie de infecção viral que afeta as vias aéreas e o pulmão. Essa doença é causada pelo vírus chamado influenza. Os surtos ocorrem ao logo do ano e são mais comuns entre abril e outubro. Basta entrar em contato com pessoas infectadas, um espirro ou até um beijo para o vírus se aderir às células e assim se expandir rapidamente.

Geralmente, esse vírus provoca febre alta e dores no corpo devido a inflamação dos músculos. Outros sintomas também são as tosses, inicialmente secas, dor de garganta e coriza. Essa virose costuma ficar durante 5 dias e durante o período é bom se hidratar, repousar e se alimentar bem.

 

RESFRIADO

O resfriado muitas das vezes é confundido com a gripe, a diferença é que o resfriado tem sintomas mais fracos. Essa é uma infecção viral e de trato respiratório superior, afetando principalmente o nariz e a garganta. O vírus entra no corpo por meio da mucosa da boca, olhos ou nariz. A forma mais comum é levar a mão contaminada até a boca.

Os sintomas são coriza, leve cansaço, espirros, tosses, dor ou coceira na garganta. Esses sintomas costumam aparecer de dois a três dias após a absorção do vírus. Não existe vacina contra resfriados, portanto, é comum usar algumas medidas para prevenir, como: lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas resfriadas e locais com grandes aglomerações.

Deixe uma resposta