Aplicativos ajudam a cuidar da saúde mental

A saúde mental durante o período de pandemia pode ser afetada por diversas razões. Entre elas, as incertezas em relação ao futuro, o medo da doença, a perda de parentes ou pessoas próximas, instabilidade econômica e muitos outros fatores.

Uma pesquisa desenvolvida recentemente pela Universidade de Adelaide, na Austrália, revelou o impacto desse período no estado mental das pessoas em vários países. O estudo destacou no Brasil que 52% dos adultos apresentam níveis de estresse leve a moderado, enquanto 18% sofrem de estresse severo.

Já em outra pesquisa desenvolvida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), apontou que os casos de depressão e ansiedade no período da quarentena quase duplicaram no Brasil.

Gerenciar o estresse nesse período e manter a saúde mental é fundamental para diminuir a incidência de depressão e não afetar o sistema imunológico“, afirma Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista, membro do Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida, para o site minha vida.

Saiba 5 aplicativos que auxiliam na saúde mental disponíveis para Android e iOS

Headspace: é um programa que ensina o básico sobre a prática, além de disponibilizar uma série de exercícios de respiração e meditações guiadas. O app disponibiliza pacotes gratuitos e pagos.

Calm: no aplicativo você consegue escolher programas de meditação guiada, que variam entre 3 a 25 minutos, e também pode escolher uma trilha sonora calmante para te ajudar a dormir. O aplicativo também possui uma biblioteca de “histórias de sono”, em que celebridades leem histórias para dormir. O app disponibiliza pacotes gratuitos e pagos.

Happify: é um game que propõe atividades que te ajudam a relaxar e aliviar o estresse. Os jogos foram desenvolvidos com base em evidências científicas e você também pode monitorar seu humor antes e depois do jogo, para ver se o aplicativo realmente está ajudando a aliviar os sentimentos ruins. O app é gratuito, mas também possui planos pagos, e está disponível para iOS e Android.

Rootd: é um aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, voltado a quem tem ansiedade e síndrome do pânico. Ele possui um botão no qual você pode apertar toda vez que estiver precisando de um alívio dos sintomas. O Roony, assistente do aplicativo que parece um monstrinho, ensina exercícios de respiração guiada, meditação e possui sons reconfortantes da natureza. Conforme você avança nas lições, o Roony apresenta estatísticas para você entender como anda seu progresso e qual rotina funciona melhor.

MoodTools: é desenhado para os pacientes com depressão ou sintomas depressivos. Ele ajuda a entender o que é a doença, quais são os sintomas, as causas e os tipos. O mesmo, disponibiliza ferramentas como um diário de ideias, que ajuda a controlar o humor, teste de depressão, vídeos com informações sobre a doença e até um plano de segurança, para caso o paciente tenha concepção suicida. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Ansiedade e Depressão: qual médico procurar?

O psicólogo é o profissional mais indicado para lidar com problemas de ordem psicológica e comportamental. Ele trata de quadros de ansiedade desde uma questão pontual relacionada ao trabalho ou problemas no relacionamento. Geralmente, é possível encontrá-lo em clínicas particulares, escolas ou em hospitais. Para alcançar o seu objetivo, o ideal é ir sempre às sessões e seguir às recomendações médicas.

Já o psiquiatra é o profissional mais capacitado. O mesmo, está preparado para diagnosticar problemas de ordem mental, indicando os melhores tratamentos para superar essa doença. O psiquiatra pode ajudar o paciente que se encontra em todos os diagnósticos de transtornos mentais, que são divididos em: leves, moderados ou graves. Para isso, é necessária a indicação e o encaminhamento de um psicólogo ou psicanalista. Durante as sessões de terapia, esses profissionais observam se há necessidade do uso de medicamentos para aliviar os sintomas da depressão.

Deixe uma resposta