Síndrome da Visão do Computador, você conhece?

Devido a utilização frequente de computadores, celulares e outros meios de tecnologia, muitas pessoas acabam reclamando da má qualidade da própria visão. E muitas dessas pessoas, podem estar com a Síndrome da Visão do Computador e não sabem. Confira algumas informações e dicas para amenizar este desconforto.

Olhar fixamente durante dias e horas para uma tela de computador ou telefone, pode provocar certos incômodos na vista como as dores de cabeça, visão embaçada, sensibilidade à luz, queimação visual, olhos secos, cansados e irritados.

De acordo com o site Terra, a Síndrome da Visão do Computador normalmente é conhecida como cansaço visual, no entanto, é causada pelo excesso de uso de monitores causando a má lubrificação dos olhos, devido ao indivíduo ficar muito tempo exposto às telas eletrônicas e piscar menos que o normal, causando o “ressecamento” da vista, além disso, existem os casos de iluminação de má qualidade e outros fatores.

Cuidados para melhoria da síndrome da visão do computador

Em uma matéria do Dr. Arthur Frazão, para o site Tua Saúde é comendado o uso de colírios que devem ser pingados nos dois olhos, sempre que houver algum tipo de necessidade, além disso, é orientado que diminua o tempo de exposição à tela.

Outra orientação que é mencionada é, a cada vinte minutos utilizando o computador, parar vinte segundos, olhando a vinte pés (equivalente a mais ou menos seis metros) de distância para assim, diminuir o esforço da vista durante o período.

Exercícios para fortalecimento dos olhos

O médico oftalmologista Dr. André Luis Alvim Malta e o site Guia da Semana, prepararam alguns exercícios rápidos e fáceis para o fortalecimento dos olhos:

1. Balanço
“Deixe o braço semi flexionado com o polegar para cima, mais ou menos a 40 cm de distância do rosto, e balance a cabeça de um lado para o outro mantendo o olhar nos polegares, sem mover o braço. Esta prática exercita o foco e o movimento lateral dos olhos. Mantenha-se no balanço por 30 segundos”.

2. Fortalecendo as pálpebras
“Essenciais para a saúde da região. Para exercitá-las, cerre os olhos parcialmente, cobrindo apenas metade da visão. Assim, será possível perceber os músculos se contraindo. Faça o movimento por 15 segundos e descanse fechando os olhos. Depois, repita o exercício por mais um minuto”.

3. Abrir e fechar
“Este exercício fortalece, estimula a circulação de sangue e ajuda a lubrificar os olhos. Apenas abra e feche os olhos mantendo cada movimento por alguns segundos por oito vezes”.

4. Exercitando a focalização
“Sente-se em uma cadeira e observe um objeto a alguns metros de distância. Depois, estique o braço com o polegar para cima, observando-o por 15 segundos. Logo em seguida olhe para o objeto a frente pelo mesmo tempo. Reveze a visão por cinco vezes, fazendo com que os olhos foquem tanto de perto quanto de longe”.

5. Para todas as direções
“Sem forçar, olhe para todas as direções por dez segundos, repetindo o exercício por mais três vezes para relaxar a tensão da região. Esse exercício é indicado principalmente quando se está focado muito tempo em um único ponto, como a tela do celular ou do computador”.

Para tratamentos, procure um médico especialista.

2 comentários sobre “Síndrome da Visão do Computador, você conhece?”

  1. Muito esclarecedora a matéria. O que pensamos ser apenas cansaço visual ou um problemas genético tem fundamento nos hábitos comuns cada vez mais utilizados pela sociedade através do uso das tecnologias.

    1. Olá, Rosangela! Tudo bem?

      Na maioria das vezes achamos que alguns aspectos relacionados à visão são coisas “normais” ou “rotineiras” e sempre vamos deixando de lado. Até que, com o decorrer do tempo as coisas vão piorando e aí nos damos conta do quanto é sério este assunto. É sempre bom estarmos atentos a todos os sinais relacionados à saúde.

      Agradecemos pelo seu comentário.

      Um abraço, Sabrina de Paula

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