Sorvete ou açaí: qual é a opção mais saudável

Você prefere sorvete ou açaí? Eles são muito parecidos no aspecto visual, porém a composição de cada um deles é bem diferente. É comum que as pessoas pensem que o açaí é uma opção mais saudável por ser uma fruta. Mas, há controvérsias sobre o assunto. Isso porque o açaí sofre alterações para ganhar o paladar das pessoas, principalmente na região sudeste do Brasil.

Há diversos tipos de sorvete, sabores e de formatos que possuem composições diferentes. O sorvete de massa, por exemplo, é aquele industrializado e que encontramos facilmente no mercado. Na preparação dele geralmente é usado leite, frutas, gorduras, conservantes e aditivos químicos. E a maioria contém alto teor de açúcar, muitas calorias e oferece poucos nutrientes.

Sempre que possível opte pelos sorvetes de frutas sem adição de açúcar, que contêm menos gorduras e calorias. Os que são preparados com água ainda são mais leves e podem ser consumidos por quem tem intolerância à lactose.

o açaí é uma palmeira originária da mata nativa amazônica, que produz um fruto roxo, sendo considerado um dos alimentos mais nutritivos, pois é excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, potássio, magnésio e aminoácidos, além de conter um alto poder antioxidante.

O principal problema do açaí é a forma em que este é consumido, pois em forma de creme congelado, além da polpa do açaí, é adicionado xarope de guaraná, mel entre outros carboidratos para conferir sabor doce ao creme. Visto que naturalmente o açaí tem um gosto meio amargo és intensidade do sabor doce não é muito alta. O creme do açaí puro é uma opção muito saudável para quem busca uma fonte energética de origem natural.

Sorvete ou açaí: como consumir com equilíbrio

Tanto o sorvete quanto o açaí podem fazer parte de uma dieta equilibrada, mas é importante maneirar na porção e consumir esporadicamente. Para quem treina e usa o açaí como forma de suplemento energético, consumir em torno de três vezes na semana pode ser adequado. Porém, é importante lembrar que a atividade física deve ser mais intensa para queimar essas calorias a mais que são ingeridas.

Agora quem não pratica atividade física, a recomendação é ingerir o açaí cerca duas vezes na semana no máximo e evitar complementar com ingredientes calóricos. Vale a mesma ressalva para o sorvete, uma vez que é um alimento rico em gorduras e açúcar. O ideal é que seja consumido cerca de 60 g ou uma bola no máximo. E ele também não deve fazer parte da alimentação diária.

Em dietas de restrição de açúcar e gorduras, como ocorre para quem tem diabetes e colesterol elevado, os especialistas consultados indicam limitar bastante o consumo tanto do açaí em tigela quanto do sorvete de massa.

Deixe uma resposta