Abandono: Universidade Gama Filho é alvo de furtos

O Abandono toma conta do lugar onde por muitos anos, funcionou o complexo que abrigava a Universidade Gama Filho. Esta, localizada no bairro da Piedade, Zona Norte do Rio. O espaço que por muitos anos foi um dos maiores polos de ensino do estado, hoje está condenado ao descaso.

O antigo campus da Universidade Gama Filho hoje expõe evidentes sinais de abandono. Além disso, é possível verificar que o mato ocupa grande parte do local. Entretanto as graves consequências não apenas se limitam a isso. Moradores da região afirmam que os prédios que formam o campus sofrem saques diariamente. Isso se deve ao fato de haver materiais negociáveis dentro da unidade. Assim como, janelas de alumínio e materiais eletrônicos.

Abandono do campus facilita ocorrência de crimes

Mas a questão do abandono não se limita apenas a saques, furtos e ao aumento do mato ao redor da universidade. Assim sendo, é possível verificar que as paredes e muros do local estão tomados por pichações. Além disso, também são encontradas paredes quebradas em vários cantos do local. O espaço também acaba sendo utilizado por moradores de rua como dormitório, assim como por usuários de drogas e criminosos que se escondem no local. Isso se deve ao fato do local ter se tornado propício a assaltos uma vez que o campus foi desativado em a 14 de janeiro de 2014 (data em que foi publicado em Diário Oficial da União pelo MEC).

O espaço, a princípio, é usado como armazém de documentos e certificados de estudantes. Desde o último mês de junho, o MEC começou a transferência dos arquivos para outra unidade, dessa forma, para depois liberá-los para os ex-alunos da instituição.

Deixe uma resposta