Guarda Municipal de São Gonçalo usará armas letais

O uso de armas letais pela Guarda Municipal de São Gonçalo, foi aprovado pela Câmara de Vereadores do Município. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança o projeto deverá ser incorporado ao plano municipal de segurança.

Atualmente os Guardas Municipais usam equipamentos não letais, como por exemplo: arma de choque e spray de pimenta, entre outros. De acordo com a pasta responsável pela segurança, a elaboração do plano de segurança da região ainda não foi concluída.

Cronograma de treinamento com armas segue indefinido

Entretanto a Prefeitura afirma que não tem como informar qual será o custo das armas, o modelo e o calibre delas.Não disseram também sobre como será o treinamento dos guardas da cidade. Dessa maneira, a prefeitura acredita que pode efetuar uma parceria com o governo do estado.

O Secretário da pasta de segurança da cidade Felipe Brito ressalta que: “Em princípio, não teremos custos. Estamos formalizando um pedido para a segurança pública estadual para ajudar a nos auxiliar na capacitação dos nossos guardas, e até mesmo no material bélico com o nosso município.”

A Câmara Municipal de São Gonçalo declara que foi concedido ao prefeito o direito de armar a guarda de acordo com a lei federal que libera o porte de arma de fogo para a categoria.

Deixe uma resposta