Região Metropolitana teve 640 confrontos só em janeiro

A Linha Amarela foi fechada quatro vezes entre 11h e 13h devido a confrontos entre PMs e traficantes. 

Esses embates se repetiram 640 vezes, só em janeiro, na Região Metropolitana. Por dia, local teve uma média de 20 episódios. Os dados citados acima fazem parte de um levantamento feito pela equipe responsável pelo aplicativo Fogo Cruzado, que recebe informações oficiais e denúncias da população.

Número de tiroteios na Região Metropolitana mais que dobrou em um ano

Quando comparamos janeiro de 2017 com o de 2018, a diferença no número de confrontos é grande. Em 2017 foram contabilizadas 317 ocorrências. Mas voltando a falar de 2018, a Cidade de Deus, sozinha, teve 42 tiroteios em janeiro deste ano, mais que o triplo do total registrado no mesmo mês em 2017: 13.

De acordo com Cecília Oliveira, gestora do Fogo Cruzado, a situação da Cidade de Deus, este ano, é semelhante à da Rocinha: os tiroteios são quase diários e acontecem a qualquer hora. Afetando a vida de milhares de moradores dessas comunidades. Além disso, os confrontos vêm causando impacto na rotina de todo o Rio.

O governador Luiz Fernando Pezão também comentou a violência na Zona Oeste:

‘’ Hoje, a gente paga um preço pela omissão anterior. Desde 2014, quando entrei no governo, a primeira coisa que pedi em Brasília foi apoio (à segurança pública). O tráfico tem arsenal em várias comunidades, na Cidade de Deus não é diferente.’’

Deixe uma resposta