Rio tem mais seguranças do que Policiais Militares

O Rio tem mais seguranças do que Policiais Militares. Atualmente, as empresas de segurança privada, possuem um efetivo maior do que o da Corporação.

As 230 empresas que atuam no Estado contam com 54.224 vigilantes. Já o Governo do Rio de Janeiro possui 46.619 policiais. Esse dado chamou a atenção do presidente da CPI das Armas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Carlos Minc.

A conclusão que a gente chega é que nós temos um exército de pessoas, que é maior que a PM, que tem armas de menor poder ofensivo e que são diariamente roubadas numa proporção muito maior do que da Polícia Civil ou militar”. Disse o Deputado.

Minc observou também que sete empresas de segurança privada concentram mais da metade de armas desaparecidas na capital fluminense, de janeiro de 2011 a agosto de 2015. Das 854 armas sumidas, 451 pertenciam a elas. A CPI vai investigar a causa dessa concentração de desvios nessas sete empresas. Além disso, elas foram responsáveis pelo desvio de 4.384 munições.

Eventualmente, algumas delas podem servir como entreposto, onde as armas passam por ali e chegam ao crime. As firmas de segurança privada, com as regras atuais, acabam sendo um caminho de passagem de milhares de armas e munições das mãos dos vigilantes para os criminosos. Isso é uma epidemia”. Continua Carlos Mic

A Delesp fiscaliza e controla as empresas de segurança privada, em todos os segmentos. No entanto, a área de atuação ocorre somente no município do Rio de Janeiro. Nos outros municípios do estado, a atuação é distribuída entre as delegacias da Polícia Federal. As unidades ficam em Nova Iguaçu, Volta Redonda, Macaé, Niterói e Campos dos Goytacazes.

Por conta da Crise que assola o Estado, não há previsão para abertura de novos concursos públicos.

 

Deixe uma resposta