RJ poderá ter bloqueio de celulares irregulares

O Estado do Rio de Janeiro poderá ter bloqueio de celulares irregulares de acordo com a Anatel. Os celulares irregulares receberão SMS informando desde já de que o aparelho poderá ter seu uso bloqueado. Em outras palavras o aparelho celular poderá acabar sendo inutilizado graças a nova medida.

Segundo a Anatel, a medida anunciada tem como objetivo proporcionar maior segurança. Uma vez que todo aparelho celular que esteja em uso no Brasil precisa possuir uma certificação. Desse modo, será necessário ter essa certificação aceita pela Anatel.

Celulares irregulares serão notificados por SMS

De acordo com a Anatel os consumidores que possam estar fazendo uso de aparelhos irregulares antes de 23/09, não serão desconectados caso não efetuem a alteração do número de telefone. Serão bloqueados totalmente, os aparelhos irregulares que possam estar conectados após essa data. Eles serão notificados e não havendo regularização em 75 dias esse corte irá acontecer.

A Anatel afirma, o primeiro alerta via SMS será o seguinte: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472/97 este celular é irregular e não funcionará nas redes”.

O órgão ressalta que os celulares certificados passam por testes de segurança antes de chegarem ao consumidor. Assim sendo a confiabilidade é a maior possível, tendo menores chances de gerar problemas de saúde e nas redes de telecomunicações.

Deixe uma resposta